Integração Entre Os Setores – Um Dos Segredos Do Sucesso Do Processo De Contratação Pública

O número de servidores que reclamam sobre a falta de integração entre os setores é muito significativo. Sempre ouço as mesmas reclamações: “cada um fala o que pensa, os agentes que participam do processo não se entendem, pensam diferente, não falam a mesma língua”, e isso impacta diretamente na formalização dos feitos administrativos.

O problema aqui, costumo repetir, não se resume ao processo, apenas se reflete nele.

O problema é de clima organizacional, a ser identificado, trabalhado e resolvido pelo departamento de Recursos Humanos do órgão, pois a colaboração entre os setores é um reflexo da integração destes e por consequência, se reflete nos processos administrativos.

Isso é problema relacionado as pessoas que trabalham no órgão, porque as pessoas as vezes se esquecem do seu lado humano, trabalham por horas com outras pessoas e por anos a fio, e ainda passam umas pelas outras de forma invisível e automática.

São os velhos e bons hábitos do “bom dia” com um sorriso nos lábios, a prática do “muito obrigado” e o cafezinho do meio do expediente, que podem mudar isso (e fazer a diferença).

As vezes a correria do dia-a-dia inibe isso, retira a possibilidade das pessoas pararem um pouquinho para se sociabilizarem e as simpatias e antipatias naturais, acabam refletindo no relacionamento, quase sem tempo para ser trabalhado. Como reflexo: Falar com que está do outro lado da sua mesa sem parar de fazer o que está fazendo, sem olhar nos seus olhos, muitas vezes deixando grandes oportunidades passarem…

Isso é problema a ser tratado pelo setor de Recursos Humanos, requer um trabalho de integração de pessoas, que após, de forma natural, integrará os setores que estas pessoas atuam. É o espírito de colaboração, de parceria, de amizade e respeito que deve ser valorizado.

Um aspecto que passa despercebido aos olhos mais desatentos, é que a liderança do chefe reflete os valores que ele tem, se você tem um setor unido, trabalhando integrado e feliz, isso é reflexo do chefe que você tem. Competência, humildade, conhecimento (e isso impõe respeito), liderança e senso de justiça (acima de tudo) e…felicidade…são atributos que muitas vezes você nem percebe que seu chefe tem. Contrariamente, ah como você percebe!

Isso porque o clima organizacional está intimamente relacionado ao tipo de chefe que você tem (ou é), por isso, aprenda com ele, capte as coisas boas (para aprimorar) e ruins (para fazer o oposto).

Portanto, tudo começa pelos valores cultivados (e ai a maioria dos valores são natos, e se você tem uma pessoa cujos valores depõem contra a organização, retire ela do contexto¹) e reafirmados dentro da instituição.

As pessoas precisam “perder mais tempo” sendo simples, apenas pessoas (gente), se desfazerem de rótulos, sentimentos como a inveja, a insegurança (que causa o medo), se despirem da vaidade, do desamor. A fórmula, embora de difícil acesso (por questões várias), é de uma simplicidade incrível: Agir com os outros, como gostaria que agissem com você ou com um filho seu, se colocar no lugar do próximo.

Esses sentimentos que envolvem a gente no dia-a-dia serão eternamente abordados por mim, em todas as minhas escritas e, insistentemente reafirmados, eis o que nos faz melhores ou piores como pessoas e que encontram direta relação com os processos em que atuamos e com tudo o que fazemos.

Clique aqui para conhecer o meu e-book “Os Cinco Passos Para o Processo de Contratação”.

¹ Isso significa excluir ela das suas considerações, neutralizá-la no seu mundo, coloca-la numa redoma e ABANDONAR.

Qual sua Dúvida?