foogallery
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114powerpress
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Administrar o alvoro\u00e7o causado no pa\u00eds com a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es n\u00e3o tem sido nada f\u00e1cil, pois servidores e fornecedores est\u00e3o \u201cdesesperados\u201d com a transi\u00e7\u00e3o, ainda que tenhamos um lapso de 02 anos para a efetiva\u00e7\u00e3o da migra\u00e7\u00e3o, ou seja, para dizer \u201cadeus\u201d a Lei 8.666\/93.
Cr\u00edticos vem defendendo bandeiras da excessiva burocratiza\u00e7\u00e3o dos procedimentos, da enfatizada necessidade de especializa\u00e7\u00e3o para a atua\u00e7\u00e3o como operador de licita\u00e7\u00f5es, bem como do exagero de men\u00e7\u00f5es aos setores jur\u00eddicos e de controle interno, elevando suas import\u00e2ncias.
Eu, no meu pensar, defendo a bandeira da evolu\u00e7\u00e3o, acredito muito que a nossa Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es, agora 14.133\/21, finalmente profissionaliza e valoriza os envolvidos no processo, aniquilando o amadorismo que impera a cada troca de gest\u00e3o, por quest\u00f5es meramente pol\u00edticas.
Tamb\u00e9m gostei da valoriza\u00e7\u00e3o da controladoria jur\u00eddica na Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es, posto que a fun\u00e7\u00e3o preventiva \u00e9 a mais importante contribui\u00e7\u00e3o que a controladoria pode dar \u00e0 administra\u00e7\u00e3o.
Dentre as inova\u00e7\u00f5es eis que surge o Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas:
Art. 87. Para os fins desta Lei, os \u00f3rg\u00e3os e entidades da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica dever\u00e3o utilizar o sistema de registro cadastral unificado dispon\u00edvel no Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas (PNCP), para efeito de cadastro unificado de licitantes, na forma disposta em regulamento.
E ainda:
Art. 174. \u00c9 criado o Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas (PNCP), s\u00edtio eletr\u00f4nico oficial destinado \u00e0:
I – divulga\u00e7\u00e3o centralizada e obrigat\u00f3ria dos atos exigidos por esta Lei;
II – realiza\u00e7\u00e3o facultativa das contrata\u00e7\u00f5es pelos \u00f3rg\u00e3os e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judici\u00e1rio de todos os entes federativos.
E ent\u00e3o, v\u00e1rios colegas est\u00e3o \u201cperdendo o sono\u201d preocupados com a aplica\u00e7\u00e3o da Lei 14.133\/21, sem prestar aten\u00e7\u00e3o nas entrelinhas, por\u00e9m, muitos dispositivos n\u00e3o s\u00e3o autoaplic\u00e1veis, a exemplo do artigo 87 porquanto a utiliza\u00e7\u00e3o do registro cadastral unificado atrav\u00e9s do PNCP depende ainda de \u201cregulamento\u201d.
E esse tal portal? Cad\u00ea?
Pois \u00e9, AINDA NEM FOI CRIADO.
Vejam quantas fun\u00e7\u00f5es e elementos facilitadores ser\u00e3o implementados no Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas e que ap\u00f3s o susto inicial dos entes, poder\u00e3o subsidiar procedimentos:
\u00a7 3\u00ba O PNCP dever\u00e1, entre outras funcionalidades, oferecer:
I – sistema de registro cadastral unificado;
II – painel para consulta de pre\u00e7os, banco de pre\u00e7os em sa\u00fade e acesso \u00e0 base nacional de notas fiscais eletr\u00f4nicas;
III – sistema de planejamento e gerenciamento de contrata\u00e7\u00f5es, inclu\u00eddo o cadastro de atesto de cumprimento de obriga\u00e7\u00f5es previsto no \u00a7 4\u00ba do art. 88 desta Lei;
IV – sistema eletr\u00f4nico para a realiza\u00e7\u00e3o de sess\u00f5es p\u00fablicas;
V – acesso ao Cadastro Nacional de Empresas Inid\u00f4neas e Suspensas (Ceis) e ao Cadastro Nacional de Empresas Punidas (Cnep);
VI – sistema de gest\u00e3o compartilhada com a sociedade de informa\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 execu\u00e7\u00e3o do contrato, que possibilite:
(. . . ).\u201d
Aguardemos as novidades relacionadas ao PNCP., dentre tantas outras que vem por ai.
Ali\u00e1s, a nossa Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es est\u00e1 em fase de aprecia\u00e7\u00e3o dos vetos presidenciais, e muitos temas precisam do necess\u00e1rio amadurecimento atrav\u00e9s das discuss\u00f5es que surgir\u00e3o durante a regulamenta\u00e7\u00e3o dos temas que nem foram amadurecidos ainda.
Avante \u00e9 o lema de muitos, n\u00e3o deixar para a ultima hora \u00e9 uma premissa inteligente, especialmente por parte dos fornecedores porquanto a transi\u00e7\u00e3o ocorrer\u00e1 de forma gradativa entre os \u00f3rg\u00e3os, ou seja, fornecedores participar\u00e3o de legisla\u00e7\u00f5es regidas pela Lei 8.666\/93 e gradativamente, pela Lei 14.133\/21, chegando ao ponto de conviv\u00eancia concomitante de dois normativos sobre o mesmo tema, conforme os \u00f3rg\u00e3os licitantes iniciarem a transi\u00e7\u00e3o.
Contudo, a melhor forma de enfrentar o processo de transi\u00e7\u00e3o inclui justamente o \u201cmuita calma nessa hora\u201d, vamos tratar dos assuntos de forma individualizada, facilitando a transi\u00e7\u00e3o. Para isso, comece pela boa operacionaliza\u00e7\u00e3o do preg\u00e3o na sua modalidade eletr\u00f4nica e veja como ele vai ficar na nova lei de licita\u00e7\u00f5es, fa\u00e7a o mesmo com os estudos t\u00e9cnicos preliminares e v\u00e1 adequando a sua realidade as tratativas da Lei 14.133\/21 sobre o tema.
Venho sugerindo a forma\u00e7\u00e3o de um grupo t\u00e9cnico de transi\u00e7\u00e3o, com a participa\u00e7\u00e3o da procuradoria e da controladoria interna, assim os normativos que atendam a realidade de cada \u00f3rg\u00e3o ser\u00e3o discutidos e facilitados e as dificuldades ultrapassadas de forma gradativa.
Para acessar a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es com destaque dos artigos vetados, CLIQUE<\/strong> AQUI<\/strong><\/a> e j\u00e1 deixe salvo para usar a lei sempre que precisar.
PNCP, mais um tema relevante dentro da Lei 14.133\/21, que venha a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n