foogallery
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114powerpress
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114O parecer da Advocacia Geral da Uni\u00e3o (AGU) n\u00ba 002\/21 publicado em junho do corrente estabelece algumas premissas para a transi\u00e7\u00e3o e \u00e9 necess\u00e1rio que pontos importantes desse parecer sejam bem divulgados porque trazem interpreta\u00e7\u00e3o sobre assuntos muitos debatidos at\u00e9 ent\u00e3o por v\u00e1rios renomados doutrinadores e por \u00f3rg\u00e3os importantes de diversos \u00f3rg\u00e3os da estrutura de diversos Estados.<\/p>\n
O Minist\u00e9rio P\u00fablico do Estado do Rio Grande do Norte, por exemplo j\u00e1 havia se posicionado orientando os seus jurisdicionados no sentido de n\u00e3o migrarem para o novo regime antes da ado\u00e7\u00e3o de um pacote de governan\u00e7a que insere um s\u00e9rie de normativos que foram relacionados a partir da indica\u00e7\u00e3o da pr\u00f3pria Lei 14.133\/21, destoando agora do parecer da AGU que estabelece como normativos obrigat\u00f3rios que devem anteceder a transi\u00e7\u00e3o apenas os seguintes temas:<\/p>\n
A grande novidade foi a inser\u00e7\u00e3o dos Modos de Disputa dentre os temas que devem ser normatizados porquanto a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es n\u00e3o trouxe essa indica\u00e7\u00e3o, contudo a AGU entendeu que n\u00e3o ficou muito clara a forma de aplica\u00e7\u00e3o dos modos aberto e fechado, especialmente quando se prescreve a sua utiliza\u00e7\u00e3o conjunta.<\/p>\n
O Sistema de Registro de Pre\u00e7os tamb\u00e9m causa surpresa como normativo antecedente, considerando que a Nova Lei e Licita\u00e7\u00f5es \u00e9 bem exauriente na regulamenta\u00e7\u00e3o do regime de pre\u00e7os.<\/p>\n
Outro ponto importante do parecer da AGU n\u00ba 02\/21, foi a defini\u00e7\u00e3o de que embora vigente no ordenamento, a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es n\u00e3o pode ser aplicada sem o Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas \u2013 PNCP,\u00a0 considerando que sem ele os contratos sob a sua \u00e9gide n\u00e3o teriam efic\u00e1cia jur\u00eddica. Eis o ponto mais pol\u00eamico do parecer.<\/p>\n
A AGU definiu ainda que a utiliza\u00e7\u00e3o do PNCP como cadastro n\u00e3o obstaculiza a utiliza\u00e7\u00e3o paralela de outros cadastros pr\u00f3prios por outros entes, nesse ponto n\u00e3o entendo como significativa a contribui\u00e7\u00e3o do respeit\u00e1vel \u00f3rg\u00e3o, vez que nunca me pareceu o contr\u00e1rio, desde que, de utiliza\u00e7\u00e3o concomitante, o que a meu ver, s\u00f3 trar\u00e1 ainda mais trabalho, especialmente aos menores munic\u00edpios na operacionaliza\u00e7\u00e3o de cadastro pr\u00f3prio e alimenta\u00e7\u00e3o no cadastro geral; de outro norte, por certo que o avan\u00e7o na possibilidade de inserir documentos adicionais nos cadastros pr\u00f3prios justificaria o cadastro paralelo, visto que os somente os documentos b\u00e1sicos da habilita\u00e7\u00e3o devem ser inseridos no PNPC.<\/p>\n
Importante contribui\u00e7\u00e3o do parecer da AGU \u00e9 a posi\u00e7\u00e3o de que a aus\u00eancia de modelos padronizados e do cat\u00e1logo de produtos n\u00e3o impede a aplica\u00e7\u00e3o da Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Por fim, a maior contribui\u00e7\u00e3o do Parecer da AGU a meu ver \u00e9 a possibilidade do novo regime recepcionar os normativos constru\u00eddos sob a \u00e9gide da Lei 8.666\/93, a exemplo da IN 05\/2017, at\u00e9 que o ordenamento seja, aos poucos, reformulado. Nesse ponto a AGU entende que se ato da autoridade m\u00e1xima convalidar o normativo, ele poder\u00e1 ser utilizado naquilo que n\u00e3o conflitar com a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Essa possibilidade alivia a grande parte dos munic\u00edpios p\u00e1trios que n\u00e3o tem condi\u00e7\u00f5es de, em breve per\u00edodo, reformular seus normativos, e ainda possibilita que o principal objetivo da conviv\u00eancia simult\u00e2nea dos dois regimes seja cumprido, \u201cque os \u00f3rg\u00e3os possam realizar contrata\u00e7\u00f5es espor\u00e1dicas pela Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es para uma prepara\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica antes da definitiva transi\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n
Falta ent\u00e3o registrar que o parecer da AGU, inobstante importante precedente, tem alcance restrito aos \u00f3rg\u00e3os de sua jurisdi\u00e7\u00e3o e que os demais entes tem ainda que se alinhar \u00e0s orienta\u00e7\u00f5es dos seus \u00f3rg\u00e3os balizadores e dos seus respectivos Tribunais de Contas, que na sua maioria, at\u00e9 ent\u00e3o tem se mantidos silenciosos quanto a transi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Acompanhe meu blog, clicando aqui.<\/a><\/p>\n