foogallery
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114powerpress
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Nos dias 07 e 08 do corrente foram editadas pela SEGES as Instru\u00e7\u00f5es Normativas n\u00bas 65 e 67, importantes precedentes que inauguram as a\u00e7\u00f5es de governan\u00e7a relacionadas a normatiza\u00e7\u00e3o, necess\u00e1rias a transi\u00e7\u00e3o para a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Muitos munic\u00edpios esperam ansiosamente da Uni\u00e3o a edi\u00e7\u00e3o dos temas que devem anteceder a utiliza\u00e7\u00e3o da Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es, porquanto estes normativos orientam os regulamentos dos demais entes.<\/p>\n
Antes de responder a pergunta que n\u00e3o quer calar dos menores munic\u00edpios, alguns ansiosos pela aplica\u00e7\u00e3o da Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es (especialmente quanto aos limites da contrata\u00e7\u00e3o direta – dispensa de pequeno valor), passarei por algumas observa\u00e7\u00f5es que pontuo como essenciais nestes normativos.<\/p>\n
Acerca da Instru\u00e7\u00e3o Normativa n\u00ba 65\/2021 que trata do processo de forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os, orientando os \u00f3rg\u00e3os da estrutura da Uni\u00e3o e os entes que se utilizarem de recursos federais (transfer\u00eancias volunt\u00e1rias) ao or\u00e7amento estim\u00e1vel das licita\u00e7\u00f5es, aproveito para observar que n\u00e3o \u00e9 nada pr\u00e1tico a elei\u00e7\u00e3o de crit\u00e9rios diferentes conforme a fonte origin\u00e1ria dos recursos.<\/p>\n
Inicialmente oportuno registrar que talvez este seja o mais importante momento processual, a precifica\u00e7\u00e3o, porquanto diante de uma varia\u00e7\u00e3o significativa de pre\u00e7os na atualidade, se o \u00f3rg\u00e3o estabelecer um pre\u00e7o \u201cfora dos praticados no mercado\u201d, inobstante poss\u00edvel paraliza\u00e7\u00e3o da licita\u00e7\u00e3o pelos Tribunais de Contas em sede de controle pr\u00e9vio (se o controle pr\u00e9vio do \u00f3rg\u00e3o n\u00e3o \u201cfuncionar\u201d) e penaliza\u00e7\u00e3o em sede de controle posterior, a licita\u00e7\u00e3o estar\u00e1 fadada a contratar o objeto por valores excessivos mesmo que disso possa nem se aperceber o ordenador de despesas.<\/p>\n
Dessa forma, estabelecer regras para auxiliar os servidores na formaliza\u00e7\u00e3o desse importante procedimento \u00e9 o primeiro passo da alta administra\u00e7\u00e3o na concretiza\u00e7\u00e3o dos objetivos trazidos com a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es, contudo, vejamos que o normativo da Uni\u00e3o n\u00e3o estabelece pontos primordiais como:<\/p>\n
Quando utilizar as metodologias M\u00e9dia, Mediana ou Menor Pre\u00e7o e limites para se considerar o pre\u00e7o inexequ\u00edvel ou exorbitante.<\/p>\n
Ent\u00e3o registro a necessidade de se adequar esses crit\u00e9rios \u00e0 realidade do \u00f3rg\u00e3o para que os servidores atuem da melhor forma no momento de \u201cestabelecer o pre\u00e7o estimado do processo (ou valor m\u00e1ximo)\u201d.<\/p>\n
Tamb\u00e9m pontuo aqui que a ordem de elei\u00e7\u00e3o\/escolha das fontes para a Uni\u00e3o, n\u00e3o vinculam os demais entes, e pequenos munic\u00edpios devem se ater a sua realidade e especificidades tamb\u00e9m (e especialmente) nesse quesito.<\/p>\n
Para os desapercebidos, alerto que a aplica\u00e7\u00e3o desse normativo est\u00e1 restrita as contrata\u00e7\u00f5es formalizadas pelo regime das Lei 8.666\/93 e 10.520\/2001.<\/p>\n
E o mais esperado normativo, finalmente as regras para a dispensa!<\/p>\n
A Instru\u00e7\u00e3o Normativa 67\/2021 regulamenta a dispensa eletr\u00f4nica e sobre ela \u00e9 de suma import\u00e2ncia verificar que os munic\u00edpios devem se preocupar ainda com outras quest\u00f5es quanto ao tema:<\/p>\n
O seu processo de precifica\u00e7\u00e3o est\u00e1 adequado a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es?<\/p>\n
Quem vai atuar no processo de dispensa na sua estrutura?<\/p>\n
E a dispensa f\u00edsica, como instruir o processo?<\/p>\n
Voc\u00ea \u00e9 munic\u00edpio maior que 20.000 habitantes, ent\u00e3o onde voc\u00ea vai publicar os atos pertinentes?<\/p>\n
A equipe do \u00f3rg\u00e3o est\u00e1 preparada para realizar todas as justificativas necess\u00e1rias?<\/p>\n
Enfim, estas respostas s\u00e3o objeto ora de muita discuss\u00e3o e \u00e9 preciso cautela para a aplica\u00e7\u00e3o dos limites da Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es, especialmente se voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 preparado para realizar a fase de planejamento da contrata\u00e7\u00e3o de acordo com o regime da Lei 14.133\/2021.<\/p>\n
Uma das primeiras provid\u00eancias do \u00f3rg\u00e3o deve ser a capacita\u00e7\u00e3o dos servidores envolvidos, e, acredite, sem as a\u00e7\u00f5es que devem anteceder a transi\u00e7\u00e3o o seu \u00f3rg\u00e3o poder\u00e1 cair na armadilha da conhecida manobra pr\u00e1tica, chamada \u201cboi de piranha\u201d.<\/p>\n
Para quem ainda n\u00e3o percebeu o normativo encerra aduzindo a necessidade de expedi\u00e7\u00e3o de normas internas que viabilizar\u00e3o a aplica\u00e7\u00e3o da IN.<\/p>\n
Por fim, temos a vig\u00eancia da Instru\u00e7\u00e3o Normativa n\u00ba 67\/2021 para o dia 09 de agosto, ou seja, SER\u00c1 QUE VEM AI O PORTAL NACIONAL DAS CONTRATA\u00c7\u00d5ES P\u00daBLICAS \u2013 PNPC?<\/p>\n
Aguardemos as cenas dos pr\u00f3ximos cap\u00edtulos, e enquanto isso, fique atento ao meu blog, clicando aqui<\/a>, e siga meu instagram: @opiniaosimoneamorim<\/a>.<\/p>\n Nos dias 07 e 08 do corrente foram editadas pela SEGES as Instru\u00e7\u00f5es Normativas n\u00bas 65 e 67, importantes precedentes que inauguram as a\u00e7\u00f5es de governan\u00e7a relacionadas a normatiza\u00e7\u00e3o, necess\u00e1rias a transi\u00e7\u00e3o para a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es. Muitos munic\u00edpios esperam ansiosamente da Uni\u00e3o a edi\u00e7\u00e3o dos temas que devem anteceder a utiliza\u00e7\u00e3o da Nova …<\/p>\n
\n<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"