foogallery
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114powerpress
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Vamos falar um pouquinho sobre a dispensa de licita\u00e7\u00e3o no novo regime?<\/p>\n
Importante iniciarmos pelas hip\u00f3teses:<\/p>\n
HIP\u00d3TESES DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE<\/strong><\/p>\n Art. 75. \u00c9 dispens\u00e1vel a licita\u00e7\u00e3o:<\/em><\/p>\n I – para contrata\u00e7\u00e3o que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e servi\u00e7os de engenharia ou de servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos automotores;<\/em><\/p>\n II – para contrata\u00e7\u00e3o que envolva valores inferiores a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), no caso de outros servi\u00e7os e compras;<\/em><\/p>\n III – para contrata\u00e7\u00e3o que mantenha todas as condi\u00e7\u00f5es definidas em edital de licita\u00e7\u00e3o realizada h\u00e1 menos de 1 (um) ano<\/u>, quando se verificar que naquela licita\u00e7\u00e3o:<\/em><\/p>\n a) n\u00e3o surgiram licitantes interessados OU<\/strong> n\u00e3o foram apresentadas propostas v\u00e1lidas;<\/em><\/p>\n b) as propostas apresentadas consignaram pre\u00e7os manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompat\u00edveis com os fixados pelos \u00f3rg\u00e3os oficiais competentes;<\/em><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n Veja o gr\u00e1fico abaixo, tamb\u00e9m com as demais previs\u00f5es de dispensa do artigo 75 da NLL e cuja as mais significativos (e de uso ordin\u00e1rio), foram destacados:<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n N\u00e3o se aplica ao limite anual as contrata\u00e7\u00f5es<\/em><\/strong> de at\u00e9 R$ 8.000,00 de servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos com fornecimento de pe\u00e7as<\/u> (art. 75, \u00a7 7\u00b0).<\/em><\/p>\n Vejamos como fica na NLL o processo da contrata\u00e7\u00e3o direta:<\/strong><\/p>\n I – documento de formaliza\u00e7\u00e3o de demanda<\/strong> e, se for o caso, estudo t\u00e9cnico preliminar, an\u00e1lise de riscos, termo de refer\u00eancia, projeto b\u00e1sico ou projeto executivo;<\/em><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n II – estimativa de despesa, que dever\u00e1 ser calculada na forma estabelecida no art. 23 desta Lei;<\/em><\/p>\n III – parecer jur\u00eddico e<\/strong> pareceres t\u00e9cnicos<\/u>, se for o caso, que demonstrem o atendimento dos requisitos exigidos;<\/em><\/p>\n IV – demonstra\u00e7\u00e3o da compatibilidade da previs\u00e3o de recursos or\u00e7ament\u00e1rios com o compromisso a ser assumido;<\/em><\/p>\n V – comprova\u00e7\u00e3o de que o contratado preenche os requisitos de habilita\u00e7\u00e3o e qualifica\u00e7\u00e3o m\u00ednima necess\u00e1ria;<\/em><\/p>\n VI – raz\u00e3o da escolha do contratado;<\/em><\/p>\n VII – justificativa de pre\u00e7o;<\/em><\/p>\n VIII – autoriza\u00e7\u00e3o da autoridade competente.<\/em><\/p>\n Par\u00e1grafo \u00fanico. O ato que autoriza a contrata\u00e7\u00e3o direta ou o extrato decorrente do contrato dever\u00e1 ser divulgado e mantido \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o do p\u00fablico em s\u00edtio eletr\u00f4nico oficial.<\/em><\/p>\n Pela simples transcri\u00e7\u00e3o dos dispositivos da NLL para dispensas, verificamos que as regras imp\u00f5em situa\u00e7\u00f5es diferenciadas em rela\u00e7\u00e3o ao atual e falido regime da 8.666, inserindo na lei geral boas pr\u00e1ticas que requerem uma nova concep\u00e7\u00e3o do processo (formaliza\u00e7\u00e3o, publicidade, pareceres, vincula\u00e7\u00e3o, responsabilidades, etc.).<\/p>\n Uma simples leitura do normativo n\u00e3o pressup\u00f5e a especializa\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria \u00e0 formaliza\u00e7\u00e3o do processo e conciliar ainda, com a sua forma eletr\u00f4nica, requer preocupa\u00e7\u00e3o, especialmente dos \u00f3rg\u00e3os que acreditam que a formaliza\u00e7\u00e3o do processo \u00e9 simples e n\u00e3o conseguiram ainda enxergar que aplicar a NLL requer a\u00e7\u00f5es pr\u00e9vias e afirmo, \u201cdesconhecidas\u201d na maior parte dos munic\u00edpios p\u00e1trios.<\/p>\n Seu \u00f3rg\u00e3o est\u00e1 preparado para a aplica\u00e7\u00e3o, da NLL?<\/p>\n E para as consequ\u00eancias da aplica\u00e7\u00e3o dos limites da NLL e os procedimentos da Lei 8.666\/93?<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Vamos falar um pouquinho sobre a dispensa de licita\u00e7\u00e3o no novo regime? Importante iniciarmos pelas hip\u00f3teses: HIP\u00d3TESES DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE Art. 75. \u00c9 dispens\u00e1vel a licita\u00e7\u00e3o: I – para contrata\u00e7\u00e3o que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e servi\u00e7os de engenharia ou de servi\u00e7os de manuten\u00e7\u00e3o de …<\/p>\n |