foogallery
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114powerpress
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114astra
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home3/opinia48/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Temos ouvido falar muito sobre a pesquisa de pre\u00e7os<\/strong>, especialmente na Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o, considerando que na maioria dos munic\u00edpios p\u00e1trios as boas pr\u00e1ticas n\u00e3o v\u00eam sendo adotadas sequer quando da formaliza\u00e7\u00e3o da pesquisa pela Lei 8666\/93, sendo assim, para fazer a transi\u00e7\u00e3o de regimes precisamos melhorar muito nossa pesquisa<\/strong> de pre\u00e7os.<\/p>\n A pesquisa de pre\u00e7os da Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o \u00e9 tema que n\u00e3o se esgota, e a grande problem\u00e1tica da formaliza\u00e7\u00e3o do processo administrativo de compras, que exige a normatiza\u00e7\u00e3o interna do \u00f3rg\u00e3o, paira na defini\u00e7\u00e3o da metodologia a ser adotada.<\/p>\n E essa problem\u00e1tica n\u00e3o se d\u00e1 s\u00f3 raz\u00e3o da complexidade das metodologias (pois as principais s\u00e3o bem simples), mas sim porque convencionou-se a ado\u00e7\u00e3o da m\u00e9dia para a maioria das licita\u00e7\u00f5es (sem qualquer entendimento acerca de consistir esta na melhor op\u00e7\u00e3o) e do menor pre\u00e7o para as dispensas (na Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o a forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os da compra direta ser\u00e1 a mesma da licita\u00e7\u00e3o).<\/p>\n Ent\u00e3o, qual a metodologia ser adotada na Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n Muitos \u00f3rg\u00e3os ainda confundem metodologia com fontes<\/u> \u00a0e \u00e9 necess\u00e1rio considerar que a cesta de pre\u00e7os v\u00e1lida conforme o Tribunal de Contas da Uni\u00e3o e a maioria dos Tribunais Estaduais p\u00e1trios, requer ado\u00e7\u00e3o de fontes diferentes (m\u00ednimo tr\u00eas), ainda assim, muitos \u00f3rg\u00e3os acabam formalizando sua pesquisa com base unicamente na cota\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os junto a fornecedores e ainda que insiram minimamente tr\u00eas fornecedores, ter\u00e3o sempre somente uma fonte<\/u>.<\/p>\n \u00c9 preciso capacitar os servidores que atuam na forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os considerando principalmente que este procedimento geralmente representa o gargalo da contrata\u00e7\u00e3o (onde o processo permanece parado por cerca de at\u00e9 40% do seu prazo de dura\u00e7\u00e3o), inobstante a insist\u00eancia de muitos controladores internos e do controle externo, a pesquisa ainda permanece carente de boas pr\u00e1ticas.<\/p>\n Qual a fonte que o seu \u00f3rg\u00e3o utiliza para a forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os da licita\u00e7\u00e3o ou da dispensa? E quanto a metodologia, qual vem adotando?<\/strong><\/p>\n Pois bem, quanto as fontes \u201cparece\u201d que a Nova Lei de Licita\u00e7\u00f5es inovou pouco, por\u00e9m trouxe promissores instrumentos como o Portal Nacional das Contrata\u00e7\u00f5es P\u00fablicas (que quando estiver sendo devidamente utilizado pela grande maioria dos \u00f3rg\u00e3os, promete ser a \u201cgrande solu\u00e7\u00e3o\u201d para uma pesquisa segura e na conformidade da realidade de cada regi\u00e3o (no Portal Nacional de Contrata\u00e7\u00e3o Publica os pre\u00e7os de todos os entes federativos ser\u00e3o lan\u00e7ados, mesmo para contrata\u00e7\u00f5es formalizadas com recursos pr\u00f3prios.)<\/p>\n Outra importante fonte promete consistir nas \u201cnotas fiscais emitidas\u201d, e assim que estiver implementada ser\u00e1 de enorme utilidade.<\/p>\n Portanto, na Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o, assim que devidamente operacionalizada, teremos maior facilidade de encontrar fontes e ainda assim n\u00e3o poderemos permanecer confundindo fontes com amostras e precisaremos definir a melhor metodologia a ser adotada (isso de forma regulamentada).<\/p>\n A metodologia a ser adotada na pesquisa deve se atentar para o objeto especifico<\/u> e o caso concreto, conforme a realidade de mercado \u00e0 \u00e9poca da pesquisa, e para isso devemos considerar que a maioria dos sistemas n\u00e3o consegue definir crit\u00e9rios para ado\u00e7\u00e3o da m\u00e9dia ou mediana, por exemplo.<\/p>\n As boas pr\u00e1ticas indicam que comparando os valores obtidos atrav\u00e9s da m\u00e9dia e da mediana, se estiverem com percentual aceit\u00e1vel a metodologia a ser adotado ser\u00e1 a m\u00e9dia, contudo, se o percentual de diferen\u00e7a entre a compara\u00e7\u00e3o das duas metodologias estiver acima do definido no normativo interno, a metodologia a ser adotada ser\u00e1 a mediana.<\/p>\n Nem mesmo para o processo de contrata\u00e7\u00e3o direta, o menor pre\u00e7o se mostrar\u00e1 mais adequado, ha situa\u00e7\u00f5es em que ele pode ser adotado (e na maioria das vezes, n\u00e3o representa a melhor metodologia), e o principal impacto da nova lei impera neste ponto, vez que a pesquisa de pre\u00e7o da dispensa, deve ser adotada pelos mesmos par\u00e2metros que a pesquisa realizada para as licita\u00e7\u00f5es. <\/u><\/p>\n Dessa forma, os sistemas adotados devem oportunizar a compara\u00e7\u00e3o entre as duas principais metodologias (m\u00e9dia e mediana) e os crit\u00e9rios (diferen\u00e7a percentual no m\u00e9todo comparativo) devem ser definidos em normativo do \u00f3rg\u00e3o.<\/p>\n O importante \u00e9 que voc\u00ea esteja preparado para formalizar a pesquisa de acordo com as boas pr\u00e1ticas mesmo no regime da Lei 8666\/93, para somente ap\u00f3s e enquanto os principais instrumentos v\u00e3o se formando (PNCP e Repert\u00f3rio de Notas Fiscais), migrar para o novo regime, de forma definitiva.<\/p>\n Bem-vindo \u00e0 pesquisa de pre\u00e7os da Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Se voc\u00ea quer saber mais sobre a pesquisa de pre\u00e7os da Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o, confira outro artigo sobre o tema clicando no link abaixo.<\/p>\n https:\/\/www.opiniaosimoneamorim.com.br\/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-pesquisa-de-precos-na-nova-lei-de-licitacoes\/<\/a><\/p>\n Instagram \u2013\u00a0@opiniaosimoneamorim<\/a> <\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Temos ouvido falar muito sobre a pesquisa de pre\u00e7os, especialmente na Nova Lei de Licita\u00e7\u00e3o, considerando que na maioria dos munic\u00edpios p\u00e1trios as boas pr\u00e1ticas n\u00e3o v\u00eam sendo adotadas sequer quando da formaliza\u00e7\u00e3o da pesquisa pela Lei 8666\/93, sendo assim, para fazer a transi\u00e7\u00e3o de regimes precisamos melhorar muito nossa pesquisa de pre\u00e7os. A pesquisa …<\/p>\nSIGA NOSSAS REDES SOCIAIS<\/strong><\/h2>\n
\nYoutube \u2013\u00a0opiniaosimoneamorim<\/a><\/p>\n